O pneumologista é o profissional cujo foco de atuação é diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que possuam alguma doença que esteja afetando o pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos e, consequentemente, prejudicando o processo de respiração.
O pneumologista também trata diversas outras doenças, como:
Após uma infecção há sempre um período de convalescência da pessoa até sua total recuperação. Este tempo depende de alguns fatores como gravidade da infecção, complicações durante o tratamento, idade do indivíduo, condições clínicas prévias da pessoa, entre outros fatores.
Observou-se na Pandemia de Covid-19 que até 25% das pessoas tenham sintomas contínuos após 4 semanas da testagem positiva para Covid-19 e que 10% experimentem sintomas após 12 semanas.
O termo Covid Longa ou Síndrome Pós-covid é uma condição emergente ainda não bem entendida mas que pode ser intensamente incapacitante. Pessoas que pós a Covid-19 referem fadiga severa e uma variedade de sintomas físicos e psicológicos que podem dificultar a retomada das atividades habituais com consequências sociais, econômicas e psicológicas.
Para caracterizar a Covid Longa deve-se partir de uma investigação em clínica geral da presença de envolvimento em diversos órgãos como problemas deixados pela Covid-19, afastando-se outras condições pré-existentes.
Esta é a proposta da Sanos Life, avaliar se, após a infecção da Covid-19, existe indícios de Covid Longa e, caso existam, apontar estratégias e tratamentos para ajudar na retomada das atividades habituais da pessoa.
Propomos então uma avaliação sistematizada de pacientes com manutenção de queixas clínicas após Covid-19 entre aquelas pessoas que:
a) Tiveram Covid-19 com confirmação laboratorial de presença do vírus;
b) Foram internados com o diagnóstico presuntivo de Covid-19 devido a sintomatologia.
Nestas pessoas faremos:
1. Avaliação das queixas por sistemas:
a) Sintomas de via aérea superior;
b) Sintomas de via aérea Inferior;
c) Sintomas cardíacos, digestivos ou gerais;
d) Sintomas ortopédicos e/ou de mobilidade;
e) Sintomas neurológicos e/ou psicológicos.
2. Avaliação Clínica, Física, Laboratorial e de outros exames pertinentes para identificar possíveis danos causados pela Covid-19 a órgãos alvos como: circulação, pulmões, coração, rins e intestinos, além do sistema musculoesquelético.
3. Interpretações dos achados, condutas terapêuticas e encaminhamentos para outras especialidades, se necessário.
OBS: Critério de marcação:
1. Ter tido Covid-19 com PCR positivo há 4 semanas ou mais se não internou.
2. Ter tido diagnóstico de Covid-19 em internação hospitalar. O diagnóstico tem que ter quatro ou mais semanas. Se for difícil saber, pegar pela data de internação e contar 4 semanas.